Mato Grosso do Sul terá calor intenso e baixa umidade, com chance de pancadas isoladas

Os próximos dias serão marcados por temperaturas elevadas e baixa umidade do ar em Mato Grosso do Sul. A previsão indica sol com variação de nebulosidade, mas o destaque será o calor acima da média histórica, com máximas podendo chegar a 39°C.
A umidade relativa do ar deve ficar entre 20% e 40%, aumentando o risco de desidratação e problemas respiratórios. A causa dessa condição é um sistema de alta pressão atmosférica, que inibe a formação de nuvens e chuvas, deixando o tempo mais seco e quente.
Diante disso, a recomendação é se hidratar bem, evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e ventilar os ambientes.
Apesar do predomínio do calor e do tempo seco, o aquecimento diurno e a convergência de umidade podem provocar pancadas isoladas de chuva. Esse tipo de precipitação é típico do verão, ocorrendo em alguns bairros ou cidades, enquanto áreas vizinhas permanecem apenas com aumento de nebulosidade.
De forma pontual, podem ocorrer chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, com maior destaque nas regiões norte e noroeste do estado de Mato Grosso do Sul. São previstas temperaturas mínimas entre 21-25°C e máximas entre 30-39°C para as regiões sul, leste e sudeste do estado. Nas regiões sudoeste e pantaneira esperam-se mínimas entre 23-26°C e máximas entre 28-37°C.
Já nas regiões do bolsão e norte são esperadas mínimas entre 21-25°C e máximas entre 31-39°C. Em Campo Grande, mínimas entre 22-24°C e máximas entre 30-35°C. Os ventos atuam do quadrante leste (leste/nordeste) com valores entre 40-60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.