Festival Cultural Novembro Negro irá celebrar a cultura afro-brasileira em Dourados
Entre os dias 11 e 20 de novembro, Dourados será palco do Festival Cultural Novembro Negro, um evento dedicado à exaltação e valorização das culturas e identidades negras, suas heranças, conquistas e contribuições para a sociedade. A programação, diversificada e repleta de talentos, contará com oficinas, poesia, dança, capoeira, samba de roda, manifestações afro-religiosas, gastronomia, grafite, exposições de artistas negros, performances de pintura e muito mais.
Idealizado pelo Centro Cultural Quintal de Palmares, o evento é um projeto de extensão da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e foi contemplado em primeiro lugar pela Lei Paulo Gustavo Estadual na categoria inscrita. Entre as atividades, destacam-se duas palestras formativas — “Políticas de Cotas no Brasil” e “Desmistificando as Religiões de Matrizes Africanas” —, um workshop de acessibilidade cultural para capacitar agentes e produtores culturais, além de cinco oficinas: confecção de bonecas abayomis, turbantes, capoeira, danças brasileiras e atabaque (com acessibilidade em Libras).
No dia 20 de novembro, data que passa a ser feriado nacional, a partir deste ano, em celebração ao Dia da Consciência Negra e ao Dia Nacional de Zumbi, será realizada na Praça Antônio João, a partir das 17h, a VII Noite Cultural Alusiva à Consciência Negra. Além das manifestações culturais já mencionadas, o evento contará com shows do Grupo Terra Seca e da cantora Ana Paula Lopes, prometendo muito forró e samba para animar o público.
Também no dia 20, acontecerá a IV Feira Afro Zumbi Vive, reunindo artesãos, empreendedores e produtores regionais, em sua maioria negros. A feira oferecerá uma variedade de produtos, desde roupas e acessórios até pratos típicos da culinária afro-brasileira, movimentando a economia local.
As oficinas e palestras acontecerão em escolas públicas de Dourados, no SIMTED, no IFMS e no Ilê Axé Megemulebaonã. Todos os detalhes da programação podem ser conferidos pelo site https://linktr.ee/festivalculturalnovembronegro, onde também podem ser feitas as inscrições para as atividades.
O evento conta com a parceria da UFGD, Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC/UFGD), Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FALE/UFGD), Sindicato na microrregião de Dourados (SIMTED), Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (FETEMS), Sindicato dos Trabalhdores em Educação das Instituições Federais (SINTEF), Padaria Cristal, Ilê Axé Megemulebaonã, Instituto Cultural Malungo Capoeira, Alagbês do Ilê, DCULT-UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Casa da Cultura - Espaço Guaraoby, Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS) - Campus Dourados, Grupo de Pesquisa Muxirum Epistemológico, Comunique Acessibilidade, Secretaria Municipal de Cultura, Prefeitura de Dourados e Fundação de Cultura-MS.
Acompanhe as atualizações sobre o evento nas redes sociais: @festivalculturalnovembronegro; @quintaldepalmares; @feirazumbivive.
Jornalismo ACS/UFGD